O Novo Coronavírus já afetou e ainda afetará muitas empresas, as quais buscam por soluções para superar este período de crise global. Uma das soluções pode ser a gamificação, a qual consiste em importar o ambiente lúdico para o empresarial, no intuito de engajar a equipe e/ou os clientes.

Os jogos são capazes de manter a atenção de uma pessoa por muitas horas, em muitos casos sem desviar o olhar da tela. Uma possível explicação pra isso é que os jogos são divertidos e por isso as pessoas ficam entretidas por bastante tempo. O bom nisso tudo é que podemos aplicar conceitos e lógicas dos games em outro ambiente, como na empresa por exemplo, assim damos início a gamificação.
Exemplos de aplicações
Starbucks
A Starbucks sempre dedicou muito tempo e atenção com seus clientes, pra garantir a lealdade com engajamento deles e dos funcionários também. Um clássico deles que envolve a gamificação é o My Starbucks Rewards, onde os clientes, após o cadastro acumulavam estrelas conforme compras e depois trocavam as estrelas acumuladas por comidas e bebidas. O jogo possui vários níveis os quais são desbloqueados para os usuários conforme visitam uma loja da marca. Este é um bom exemplo de gamificação com fidelização.
Domino’s
Neste caso o exemplo é em relação aos funcionários, onde a empresa precisava atualiza-los sobre o seu menu, por isso desenvolveram um minicurso gamificado, ajudando os novatos em aprender de forma correta e rápido a respeito de como funciona o processo de elaboração do produto da marca. Utilizando de elementos como pontos, níveis e objetivos no treinamento, a marca transforma o processo em algo divertido, fazendo com que o empenho, atenção e aprendizado sejam eficientes e rápidos.
Conclusão
A gamificação não só pode como deve ser utilizada por empresas de todos os portes, para engajar os funcionários e/ou os clientes. Com recursos simples como traçar objetivos, somando pontos para ganhar algum benefício já pode ajudar e muito na relação da marca com as pessoas, o que é essencial em momentos de crise como esta do Novo Coronavírus.

______________________________________

#CompreDoPequenoNegocio

______________________________________

E pro seu negócio manter as vendas mesmo com as portas fechadas, pode ser muito interessante possuir um site, não é mesmo?
Venha para Marrte
O site da sua empresa pronto em 24h
QUERO UM SITE EM 24H

clique no botão

Responder