Os gatilhos mentais são poderosas armas de persuasão, que simbolizam os estímulos feitos pelo nosso cérebro no “piloto automático” para tomar uma decisão, e obviamente esta decisão está ligada ao consumo. Por isso é importante para que os empreendedores possam elaborar estratégias de marketing, saber o motivo que leva as pessoas a comprarem certas coisas, um destes motivos pode ser a prova social.

Muitas empresas utilizam o gatilho mental de prova social para incentivar uma pessoa a realizar uma compra, confira abaixo mais informações sobre essa forma de gatilho mental.
Prova Social
A prova social está muito presente no dia a dia de todos nós. Mesmo que de início nós neguemos, é fato. Todos já fomos influenciados de forma direta ou indireta pela grande maioria das pessoas. É quando “todo mundo” está comprando, assistindo ou usando algo, criamos em nosso interior um desejo de fazer o mesmo, nem que seja apenas uma curiosidade que se desperte, afinal somos seres sociais e necessitamos da aprovação do grupo para nos sentirmos bem conosco. Estudos apontam que 5% das pessoas são influenciadoras, enquanto 95% são influenciadas, ou seja, a chance de você fazer parte do grupo que “vai na onda da maioria” é enorme.
Uma abordagem utilizada pelos empreendedores, é a de apresentar o número de pessoas que já realizaram algo que o leitor ainda não.
Exemplo
Começo de agosto de 2019: “La Casa De Papel 3 quebra record de audiência na Netflix e já é visto por mais de 34 milhões de contas”. A pessoa que ainda não assistiu tende a se sentir excluída/rejeitada e surge a necessidade e a curiosidade de fazer o que todos estão fazendo, assistir.
Para que esta estratégia funcione, você necessitará de números reais, nada de inventar para chamar mais atenção, pois mentir para o consumidor é sempre uma péssima ideia, a qual pode arruinar o seu negócio. Por exemplo, você pode utilizar o número de clientes da sua empresa, ou até o número de downloads do seu ebook, após a coleta dos dados, divulgue eles para as pessoas que não fazem parte dos mesmos, isso despertará a curiosidade nas pessoas e tende a fazer com que, em breve, elas façam parte dos seus números.
Conclusão
É bem provável que, mesmo sem saber como, você já tenha utilizado gatilhos mentais em suas estratégias, porém, você também já deve ter sido alvo de algum, principalmente os de prova social, afinal como abordado neste artigo, somos todos seres sociais.
E pro seu negócio aumentar o lucro, você pode contar com a ajuda do Marrte!
Venha para Marrte
Seu site pronto em 24h
QUERO UM SITE EM 24H

clique no botão

Responder