Uma das principais estratégias que podem ajudar os empreendedores a aumentarem suas vendas, são as táticas dos gatilhos mentais, os quais são técnicas de persuasão que envolvem de maneira direta as nossas percepções sociais e emoções, como a técnica da escassez, que nos faz capaz de atrair pessoas.

O principal objetivo dos gatilhos mentais é fazer com que as pessoas ajam, buscando adquirir o seu produto ou serviço. No caso dos gatilhos, existem várias técnicas específicas, sendo a escassez uma das mais utilizadas pelos empreendedores para aumentarem o seu lucro, pois com ela criamos um sentimento de urgência. Um dos piores sentimentos humanos é o da decepção. Quando descobrimos que algo que desejamos está acabando, tendemos a agir prontamente.
Escassez
A escassez está vinculada com a urgência, pois quando informamos para os clientes que o nosso produto o qual é alvo de desejo está escasso ou com alguma promoção limitada por exemplo, as pessoas criam a urgência de adquirir antes que acabe e elas se frustrem.
Existe mais de uma forma de gatilho mental de escassez, confira a baixo quais são:
Escassez de Tempo – Muito utilizada tanto no varejo quanto nos negócios online, onde o cliente acaba comprando pois está sendo alertado de que o tempo para isso irá acabar. Exemplo: “é só amanhã”, “oferta válida até às 23h59”. Caso a pessoa deseje adquirir aquele produto ou perceba alguma vantagem em adquiri-lo, o fato de possuir um tempo limitado para isso faz com que ela crie um senso de urgência e por isso acaba adquirindo.
Escassez de Bônus – Tática muito utilizada também, consiste em oferecer vantagens e bônus pros clientes caso eles comprem, o que agrega valor pro produto/serviço principal. Exemplo: “As 100 primeiras pessoas que ligarem pra comprar o diurético ainda ganham uma cinta modeladora completamente GRÁTIS, mas tem que ligar agora, pois são só pros 100 primeiros que ligarem”.
Escassez de Vaga – Utilizado com frequência pelos sites de reservas em hotéis, esta tática de escassez é muito efetiva, pois normalmente o público que é impactado pela mensagem já é um público que têm interesse no serviço. Exemplo: “Só restam mais duas vagas pras datas desejadas”. No mesmo momento o senso de urgência liga na mente do consumidor, o qual tende a reserva na hora.
Escassez de Acesso – Oferecer algo que seja apenas para um número limitado de pessoas ou apenas para pessoas específicas, faz com que o evento se torne especial e selecionado, fazendo com que desperte o desejo nas pessoas de não ficarem de fora.
Conclusão
Como abordado neste artigo, a escassez esta vinculada com a urgência no gatilho mental, o qual há muito tempo ajuda os empreendedores a venderem mais e aumentarem seus lucros. Podemos criar estratégias de gatilhos mentais, buscando criar a necessidade no público de comprar conosco o quanto antes, pois o sentimento que criamos com a escassez é de que se a pessoa não comprar ela estará perdendo uma grande oportunidade, vindo a tona o sentimento de frustração e ninguém quer isso não é mesmo?
E pro seu negócio aumentar as vendas, você pode contar com a ajuda do Marrte!
Esteja em Marrte
Tenha um site e melhore o seu negócio
QUERO MELHORAR MEU NEGÓCIO]

clique no botão

Responder